Em Abril de 1977, nas dependências da Capela São Cristóvão da Vila Industrial, realizou-se um encontro com a finalidade de fundar o movimento do apostolado da oração. Estavam presentes Pe. José Cechin sessenta e duas pessoas interessadas. Muitas destas pessoas ainda estão vivas e ativas dentro do movimento; outras já partiram para a casa do Pai, e algumas com idade muito avançada continuam dando seu testemunho de fé pela oração e maneira de viver. O padre deu abertura à reunião dizendo de sua vontade em fundar o movimento e que já tinha pessoas interessadas para compor a diretoria. 
 
A primeira diretoria foi assim composta: Presidente Libera Zanela Martelo; Vice-Presidente: Alfredo Possamai; Secretária: Salete Mioranza; Tesoureira Amália Meinerz
Ao fazer uso da palavra, a presidente Libera deixou claro que em todas as primeiras sextas-feiras do mês haveria reunião das associadas com reflexão bíblica, confissões, missa. Este Movimento, força viva da Igreja, tem na atual diretoria: Presidente: Lucia Fröhlich; Vice-Presidente: Maria Izabel Dall’Agnol: Secretárias: Alda Dolores Lauermann e Marlene Genoveva Rafaeli; Tesoureira: Maria Anésia Muller. 
 
A caminhada do movimento centraliza-se na fé e confiança no Sagrado Coração de Jesus, fonte inesgotável de bênçãos e graças. Historicamente existe nesta comunidade há trinta anos e no Brasil há cento e sessenta e quatro anos.