A juventude pós-moderna ensina que se precisa aprender a considerá-la herdeira da epifania de Deus e testemunha dessa tradição.

A Igreja atual convida a olhar a juventude com “olhar divino” , permitindo-lhes plena participação na comunidade eclesial, e convoca a todos para a defesa da vida, sendo sinais de Cristo, cuja missão ele resumiu nestas palavras: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10). A passagem bíblica do texto de (Lc 2,40) deve ser a fonte inesgotável de inspiração de todas as atividades. “O menino crescia e ficava forte e cheio de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele”.

Nesta perspectiva, o documento de estudos da CNBB nº 93 enfatiza que o jovem na sua caminhada deve fazer as experiências que Jesus fez:
 
  • Em Nazaré - viveu a infância com os seus, torna-se “Tora-Palavra” ambulante, rompe com os seus e segue seu caminho.
  • Em Betânia  - lugar de descanso, amizade, acolhida, do prazer e do cuidado, de escuta, diálogo entre amigos, de partilha de vida Lá o Filho de Deus é delicadamente tocado e ungido, chora a ausência de Lázaro, revelando-se um Deus humano e afetuoso que estabelece vínculos e constrói relacionamentos. É neste lugar que se encontra um Deus que se desvela e se revela em cada sinal realizado e em cada encontro amorosamente acontecido.
  • Em Samaria –lugar da diversidade e do diálogo religioso conflituoso. Jesus mostra que a revelação se dá em todos os lugares, para todas as culturas e povos. Samaria é o lugar do poço do patriarca Jacó, onde Jesus, à luz do dia, senta-se para pedir água a uma mulher samaritana. Com ela dialoga, fala-lhe de promessas de vida. Cativada, essa mulher faz singular encontro-experiência com Jesus. Faz-se discípula-missionária e corre anunciá-lo.
  • Em Jerusalém – cidade santa, centro religiosos e espiritual para o cristão, judeu e muçulmano. Jerusalém, cidade centro de poder religioso e político. Lugar de enfrentamento com as autoridades. Em jerusalém a estrela dos magos não brilha, o que brilha é a cruz. Jesus sobe  à cidade para consumar seu sacrifício (Mc 10,32). Entra nela triunfante e age como profeta purificando o templo e é crucificado fora dela (Mc15,20). Os relatos de Jerusalémfazem emergir perguntas comprometedoras: O que quero? Que lugar ocupo no mundo? Para onde estou indo? Que missão realizar?
A partir das pegadas de Jesus em Jerusalém, é-se chamado a assumir as conseqüências de um projeto de vida sócio-político de vida em vista do Reino.
  • Em Emaús – Lugar onde Jesus se revela aos discípulos e permite que eles façam uma revisão do projeto de vida. Ele ensina um novo jeito de caminhar com os outros. Jesus “faz com”, no passo deles. Escuta, conversa, dialoga, repreende, faz perguntas, ensina as sagradas escrituras, espera ser convidado, entra na casa, senta-se à mesa, participa da intimidade da casa, abençoa e parte o pão, come junto e desaparece. 

A experiência de Emaús é mística porque prepara as pessoas. Liberta-as do medo. “Faz o coração arder”, contagia e encoraja. Ao celebrar e festejar na mesa da partilha, Jesus mais uma vez encoraja os pequenos dentro de suas casas e em suas realidades.


Realidade paroquial
 
Na comunidade a evangelização do setor juventude existe desde os primórdios da colonização quando a comunidade ainda era capela da paróquia Cristo Rei. Naquele tempo não era costume registrar em ata como se desenvolviam os encontros o que dificulta precisar em que data eles aconteciam e como se desenvolviam. Sabe-se, via pesquisa oral com pessoas daquela época, que 1981 a 1989 o grupo denominava-se JUPSC E JUC;

Na década de 90 foi criado o grupo JUVA (Jovens Unidos na Vida e no Amor) a partir da união dos grupos citados anteriormente, fato verificado pelo registro em ata; de 2001 a 2003. Não existem menções das atividades desenvolvidas pelo setor neste período marcado pela queda de paradigmas.

Em 2003, sob a coordenação de Mauro Urbik as atividades com a juventude receberam novo impulso. Há registro de três encontros em ata, mas não se tem notícias das ações concretas que marcaram a caminhada.

Em 2006, a pedido do bispo D. Francisco, as paróquias começaram a olhar a juventude com mais carinho. O pároco padre Ademir empenhou-se logo; pediu a alguns jovens que reiniciassem as atividades. A iniciativa foi acatada e surgiu o JUSC( Jovens Unidos Seguindo Cristo).
Em fevereiro de 2007, o casal Délia e Hélio Lenhard foram indicados pelo pároco para assessorar o setor. Iniciaram os trabalhos com dinamismo e já se vê nitidamente a força que os jovens têm dentro da comunidade a partir do ser deles. Entre outras ações desenvolvidas neste ano merece destaque a realizada no mês vocacional, quando mobilizaram praticamente todas as pastorais constituídas para fazer apresentações alusivas às datas celebrativas do mês de agosto no final da missa e a noite cultural das pastorais.

 Metas

Segundo estudos da CNBB nº 93, evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais, até 2011 pretende-se:
  • Ampliar o reconhecimento do divino na juventude;
  • Fortalecer a mística e a espiritualidade do discipulado de Jesus;
  • Contar com uma equipe sólida de assessoria e acompanhamento aos jovens;
  • Investir recursos humanos e financeiros nas estruturas de acompanhamento da evangelização da juventude (ESTUDO – CNBB, 187, p. 623). 
  • Proporcionar ao jovem a construção de projetos de vida pessoa, comunitário, missionário e sócio-político;
  • Despertar lideranças;
  • Fomentar ações em defesa da vida da juventude, de participação dentro e fora do espaço eclesial;