A Pastoral Familiar teve início no ano 1986, incentivada pelo pároco Padre Odilo Rockmbach. Inicialmente se ateve ao curso de noivos coordenado pelo casal Romeu e Carmen Ost. O curso obedecia a um cronograma específico e se realizava em três etapas: na 1ª e 2ª etapas os encontros ocorriam no sábado à tarde e domingo pela manhã; na 3ª etapa somente sábado à tarde, encerrando com a missa da comunidade. 

A maioria dos palestrantes vinha de outras paróquias e contavam com o auxílio da coordenadora Carmem, Nicodemos e Roseli Schumacher, José e Maria Claver. Por motivo de mudança de Carmem e Romeu a pastoral ficou por um tempo sem representação.
Em 1988 com a vinda do Padre Franco Albertti houve a indicação do casal Walter e Olívia Korb para assumir a coordenação e dar assistência ao curso de noivos.
Em 1989, constatou-se que havia muitos casais sem o Sacramento do Matrimônio. Convocou-se, então, uma reunião na casa da D. Lucia Malacarne, momento em que se escolheram como coordenadores para legalização Walter e Olívia Korb, Maria e José Claver. 

Os coordenadores escolhidos empenharam-se na realização do curso de noivos, estabelecendo que  fariam um curso no primeiro semestre e outro no segundo. Elencaram também as temáticas a serem trabalhadas. Entre elas:
  • Sacramento do Matrimônio;
  • Os Sacramentos;
  • Convivência familiar;
  • Amor e diálogo;
  • Responsabilidade paternal e maternal;
  • Igreja;
  • Família no mundo de hoje.
 Naquele ano participaram desses cursos quarenta e cinco casais. Alguns deles receberam todos os Sacramentos: Batismo, Confirmação, Reconciliação, Eucaristia e Matrimônio. 
 Dois anos depois houve a necessidade de se planejar um encontro de legitimação e se fixou que o mesmo aconteceria uma vez ao ano. 

     No final do ano de 1994, a coordenação do encontro de noivos foi assumida pelos casais Rudinei e Matilde Gasparetto, Remi e Tânia Barichelo. Eles deram continuidade ao trabalho iniciado pelos seus antecessores. Com autorização das direções das escolas e incentivados pelo pároco padre Daniel Henkemeier ministraram palestras aos alunos com participação dos professores sobre a valorização da família.

Em 2004, a Pastoral Familiar tornou-se a “menina dos olhos” do pároco padre Ademir Alves Teixeira que incorporou às ações da equipe do curso de noivos a Pastoral Familiar, nomeando Walter e Olívia Korb para serem os coordenadores do setor pré-matrimonial, e o casal Valdelir e Maria Bortolotto para o setor de casos especiais, os quais se empenharam em organizar encontros da legitimação.

O pároco Padre Ademir, receptivo às inovações da Igreja Viva e preocupado com a formação continuada, sempre que há eventos para a formação de lideranças se faz representar por elas. Assim sendo, em 2004, enviou o casal Valdecir e Cirlei Ferrandim para participar de um congresso da pastoral Familiar em Curitiba. Na ocasião o casal também representou a Diocese. 
Esse casal, além da participação no Congresso, foi escolhido para implantar na Diocese e nas paróquias a pastoral familiar e na paróquia de origem atuaram como coordenadores. Devido à impossibilidade de conciliar vida profissional com o trabalho da Igreja, deixaram a função e em seu lugar novamente se solicitou a colaboração de Walter e Olívia, que deram continuidade a ações de seus antecessores, auxiliados pelo:

Casal vice-coordenador: Eduardo e Marlene Strazzi
Casal secretário: Ediberto e Nelci Kuhn
Casal tesoureiro: Vicente e Aparecida Pellens
Setor Pré - Matrimonial: Ediberto e Nelci Kuhn
Setor Pós - Matrimonial: Nicodemos e Roseli Schumacher
Setor Situações Especiais: Valdelir e Maria Bortolotto

O grande desafio da Pastoral hoje é ampliar as equipes nos três setores pastorais. Como a matriz é dividida em doze setores, tem-se o objetivo de envolver um casal, para que a pastoral se faça representar em cada um deles. Ainda é desejo das lideranças realizarem um trabalho orgânico com as demais pastorais, a fim de prepararem pessoas responsáveis para atenderem as famílias, crianças, jovens, adultos e idosos. Quer-se também implantar o S.O.S Família para apoiá-la. 
Em 2007, houve avanços na caminhada, mas existe carência de pessoas dispostas a ajudar nesse trabalho generoso e de suporte fraterno ás famílias.