Em meados de outubro de 1991, reuniram-se na paróquia umas senhoras para decidirem algo sobre o “Apostolado da Oração” que estava então em crise e as representantes do movimento queriam desistir. Maria Salete pediu a Teresa Cararo, mas Dona Lucia Malacarne contornou a situação, e, juntamente com o pároco padre Franco num bate papo entraram no acordo e ele (padre) sugeriu que se formasse uma associação para então envolver os homens.

Passados alguns meses, em 1992, depois de refletir melhor, iniciou-se um movimento com voluntárias que deu origem à “Pastoral da Pessoa Idosa” A pastoral emergente fazia visitas aos idosos acamados, doentes que já não podiam sair de casa. Nessas visitas se sentiu a necessidade de fazer promoções, feiras, rifas para angariar fundos com o objetivo de ajudar estes idosos e necessitados. Neste espírito de solidariedade, a pastoral cresceu e contou com ajuda da assistente social Loiva Fátima Klauss, funcionária da Prefeitura do município.

Hoje a pastoral permanece viva na paróquia. Seus agentes são reciclados periodicamente, visitam mensalmente as pessoas idosas e as acamadas num gesto de solidariedade e fraternidade com aqueles que ajudaram a implantar as bases sólidas de vivência e fé na Igreja local.