A Pastoral da Criança tem o seguinte lema: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10)

Para realizar esta missão confiada por Deus, a Pastoral da Criança desenvolve suas atividades na paróquia desde 1993 e oficializada em 18 de junho de1995.

Atualmente a equipe de voluntárias tem a participação de 25 líderes que atuam em cinco comunidades: Matriz, Jardim Panambi, Jardim Anápolis, Jardim Planalto e Linha Floriano e atendem um total de 132 crianças de 118 famílias e algumas gestantes. Houve outras comunidades que se engajaram no trabalho, mas lhes faltou perseverança.

As líderes têm reuniões mensais de espiritualidade, atualização, partilha, avaliação, planejamento. Dentro das ações que lhes são inerentes visitam as famílias por elas cadastradas, a fim de verificar a situação de cada uma e como a criança se desenvolve neste ambiente. O grande momento deste trabalho acontece no dia da celebração da vida, dia da pesagem, programado e organizado pelas comunidades. Nesta data também são dadas orientações às mães, para auxiliá-las na formação integral da criança.
 A coordenação diocesana também realiza capacitação para as lideranças. No ano em curso centralizou a temática no Guia do Líder 2007. 
Em 2007, as líderes, além do trabalho específico, visitaram em torno de 120 idosos mensalmente. Diante da necessidade percebida esta pastoral auxiliou, efetivamente, na implantação da Pastoral da Pessoa Idosa.

Metas

Uma das metas no momento e a implantação do projeto “brinquedistas”, para que as líderes tenham mais recursos para desenvolver atividades recreativas no dia da celebração da vida através da confecção de brinquedos com material reciclável, com o objetivo de resgatar as brincadeiras populares extintas com o surgimento dos brinquedos eletrônicos.
    Na promoção da saúde e qualidade de vida, a pastoral orienta as famílias para usar os recursos alternativos através da cultura de ervas medicinais 

Desafios:
    
- Contornar a incompreensão que existe por parte de algumas pessoas da comunidade do verdadeiro objetivo da pastoral da criança cujas ações visam à qualidade de vida.
- Encontrar pessoas disponíveis para realizar o trabalho eficiente.
- Ampliar as ações da pastoral nas comunidades onde ainda não este trabalho.
- Encontrar mecanismos para resolver a resistência das mães em participar da celebração da vida e da necessidade de ter aperfeiçoamento continuado, no intuito de proporcionar mais qualidade de vida ás crianças.

Anseios:

- Conquistar mais voluntários para ampliar o trabalho nas comunidades onde ainda não existe esta pastoral.
- Fazer parcerias com estudantes da área da saúde da UNIPAR para oferecer às crianças e as suas mães orientações através palestras. e com a UBS para acompanhamento às gestantes;
- Engajar a pastoral na vida social da comunidade para conquistar direitos sociais junto aos poderes públicos.