No dia 21 de Fevereiro último, foi realizada a Missa de Dedicação da Igreja Matriz da Paróquia São Cristóvão. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Carlos Seneme e contou com expressiva participação da comunidade e Padres da Diocese.
O conjunto dos projetos da construção da Nova Igreja teve seu lançamento em agosto de 2002, sendo composto pela “Igreja”, “A Capela do Santíssimo” e a “Torre”. O lançamento da pedra fundamental aconteceu em 08/12/2004 e as obras iniciaram em fevereiro de 2005.
A estrutura da Igreja em formato de Pomba com as asas abertas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo recorda o Espírito de Deus, o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. A cruz que, também, está na parte superior da torre, simboliza o Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, a pedra angular da Igreja.
Com a valorização da iluminação natural, a claridade do sol refletida no amanhecer do dia nos vitrais do lado leste recordam o Deus Criador, a luz do mundo, a primeira pessoa da Santíssima Trindade, com o seu colorido em tons de azuis contemplam a alegria e festa do sacramento do Batismo, nos vitrais da porta principal as diversas fitas coloridas em tons de vermelho, amarelo e azul expressam a alegria, a festa, os vitrais do lado oeste, representam através de cores como o vermelho o sacramento da Eucaristia e a noite que se aproxima. os sacramentos do Batismo e da Eucaristia unem o povo de Deus, o Batismo nos torna irmãos na fé e a Eucaristia nos aproxima do amor incondicional do Pai, os vitrais da Igreja e Capela do Santíssimo mostram a beleza e a harmonia da natureza criada por Deus.
Concluído em fevereiro de 2016, o terceito projeto a “Torre”, foi concebido para manter a harmonia e a singeleza do conjunto da obra. A inclinação da Torre demonstra o caminho a ser trilhado por todo cristão que é discípulo e seguidor de Jesus Cristo. A “Torre” demonstra que a ressurreição é para todas as pessoas, contemplando a vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os sinos representam a Santíssima Trindade e harmoniosamente conduzem a reflexão.
A comunidade da Paróquia São Cristóvão através dos agentes de pastorais e movimentos realizaram ao longo de 15 anos inúmeras ações e atividades que foram revertidas para a construção do Templo, além da tradicional Festa do Padroeiro que ocorre anualmente no terceiro domingo do mês de Julho. A comunidade demonstrou fraternidade, amor, dedicação, partilha e Fé para edificar a Igreja, tornando o Templo em um belo espaço físico que proporciona a oração e o encontro com Deus.