O Pároco Padre Ademir Alves Teixeira deu início à escultura da PEDRA FUNDAMENTAL na empresa Selva de Pedra do empresário Inácio Hammerschmidt.

A Pedra Fundamental simboliza a fé da comunidade em Cristo, que é a Pedra Angular. Durante o período de construção, a comunidade foi convidada, ao entrar na igreja, aproximar-se da PEDRA FUNDAMENTAL para pedir bênção e proteção para a edificação e o desenvolvimento dos trabalhos.

A missa solene de bênção da PEDRA FUNDAMENTAL foi no dia 08 de dezembro de 2004, às 20h. Estiveram presentes:
Administrador Diocesano: Padre Hélio Luiz Bamberg.
Pároco: Padre Ademir Alves Teixeira.
Padre: Lucivaldo  Castellani.
Presidente Executivo do CPAE: Nelson Antônio Sebben.
Presidente Executivo da Comissão Pró-Construção: Dirceu Luiz França.
Prefeito de Toledo: Derli Antônio Donin (Engenheiro)
Vice-prefeito: Léo Inácio Anschau.
Arquiteto:  Antônio Ricardo Sardo.
Comissão Pró-Construção, autoridades civis, lideranças dos Conselhos, Pastorais e Movimentos da matriz, capelas e comunidade eclesial.

A bênção da PEDRA FUNDAMENTAL e da área da nova edificação se deu depois da homilia proferida pelo Administrador Diocesano (ATA DA COMISSÃO PRÓ-CONSTRUÇÃO. VILA INDUSTRIAL, DEZEMBRO, 2004).

Obs: O primeiro nome escrito na PEDRA FUNDAMENTAL foi: “Comunidade da Paróquia São Cristóvão”, por sua importância no auxílio material e espiritual para com a construção da nova igreja matriz (ATA DA COMISSÃO PRÓ-CONSTRUÇÃO. VILA INDUSTRIAL: PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO, ABRIL, 2005