O bispo D. Armando Círio ciente do rápido crescimento do bairro da Vila Industrial e das comunidades emergentes em meio às roçadas, objetivandoassistir espiritualmente o rebanho a ele confiado e com auxílio dos padres conhecedores dessa realidade, em consonância com os representantes da Comissão Pró-Paróquia, resolveu criar a Paróquia São Cristóvão, desmembrando-a da Paróquia da Catedral Cristo Rei.

 A Comissão Pró-Paróquia foi constituída pelo Padre Santo Pelizzer, Padre Raulino Cavaglieri, Padre Roque Basso e, pelas famílias de Jerônimo Bolson, Caetano Bolson, Valmor Mioranza, Uria Piardi, Nelson Martelo, Elizeu Londero, João Bonetti, Valter Korb, Armindo Possamai, Biazio Nezello, Severino Carleto, Fernando Piccinin, Dionísio Pasquali, Alberto Hubner, Ernesto Hubner, Arno José Poersch, Camario Meinerz, Pedro Francener entre outras.

A instalação da paróquia se deu no dia 12 de novembro de 1977. O primeiro pároco foi o Padre Marino Knopf, nomeado em 15 de abril de 1978 e empossado no dia seguinte.

Ao assumir a paróquia, além dos trabalhos pastorais da matriz, teve sob sua jurisdição as comunidades de Nossa Senhora de Fátima de Novo Sobradinho; São Joaquim e Santa Ana de Linha Marechal Floriano; São Miguel de Linha São Miguel.

Posteriormente, em 1988, o bispo Dom Lúcio desmembrou da Paróquia Senhora de Fátima de Novo Sarandi as comunidades de Nossa Senhora das Dores de Três Bocas e São Paulo de Linha São Paulo e as incorporou a esta paróquia.