02/07/2015
Dia do Bombeiro no Brasil
02 de Julho
O Dia do Bombeiro brasileiro é comemorado a cada dia 2 de julho sempre com uma cerimônia especial em reconhecimento a esses profissionais que muitas vezes ariscam a própria vida para salvar outras vidas e além de enfrentarem o perigo eminente, ainda estão sempre bem preparados para ajudar naquilo que for necessário.

Histórico do Corpo de Bombeiros no Brasil

No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de Julho. O Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra). 

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo a equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Os arsenais deixaram de ser os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoal mais especializado, possuíam a colaboração da Repartição de Obras Públicas e de funcionários da Casa de Correção. 

Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro. 

Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e, foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Atualmente, é no dia 2 de Julho que se comemora o Dia do Bombeiro, que hoje não só apaga incêndios, mas se responsabiliza pelos atendimentos pré-hospitalares em caso de trauma, salvamentos em altura e em meio líquido, além das atividades de busca e defesa civil. 


Histórico do Corpo de Bombeiros no Paraná

A história do Corpo de Bombeiros do Paraná surge com a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários, em Curitiba. Fundada pelo, então presidente da Província Paranaense, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em 1882.

A Sociedade visava satisfazer a necessidade da população paranaense em combater o fogo, porém, os reduzidos recursos financeiros a tornaram de caráter apenas complementar. Somente após 30 anos, no dia 8 de outubro de 1912, lhe foi concebida autonomia.

Assim surge o Corpo de Bombeiros do Paraná, após a leitura da ordem do dia, realizada pelo Major Fabriciano do Rego Barros, primeiro Comandante da corporação.

Hoje, 100 anos depois de sua criação, o Corpo de Bombeiros do Paraná continua atuando a favor da vida alheia. Por meio de prevenções e combate a incêndios, busca e salvamento em ambientes aquáticos e terrestres, vistorias preventivas e primeiros socorros, a corporação cumpre sua missão de salvar o próximo independente da situação.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Paraná está estrategicamente dividido em unidades ao longo do estado. Ao todo são 9 grupamentos e mais 6 subgrupamentos, localizados em cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Maringá, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

HISTÓRICO DO CORPO DE BOMBEIROS DE TOLEDO

    O Corpo de Bombeiros foi instalado na Cidade de Toledo há 31 anos, no dia 1º de outubro de 1983, para prestar auxílio à comunidade de Toledo e região com os serviços de combate a incêndios, salvamentos, atendimento ao trauma em emergência, buscas aquáticas e terrestres, prevenção de incêndio e pânico e ações de defesa civil.

    Inicialmente foi instalado na Vila Industrial, tendo como primeiro comandante o então Tenente Hermes Binder Filho, que juntamente com 9 (nove) bombeiros prestavam atendimentos com uma viatura ABT (Auto Bomba Tanque) de 4000 litros de água.

    Em 14 de dezembro de 1986, com a finalidade de agilizar os atendimentos na região da Vila Pioneiro, foi inaugurado o Posto avançado Jose Pedro Brum, na Rua Noel Rosa. Em 29 de novembro de 2002, foi inaugurada a sede própria na Av. Parigot de Souza, Jardim Santa Maria.
A área de atuação do Corpo de Bombeiros de Bombeiros de Toledo abrange 13 municípios, atendendo uma população estimada de 260.000 habitantes, contando com o apoio de 2 Postos de Bombeiros Comunitários nas cidades de Palotina e Assis Chateaubriand, tem uma frota composta por 20 viaturas e um barco para serviços de buscas e prevenções aquáticas. Atendeu no ano de 2013 o total de 3922 ocorrências, sendo: 2979 de acidentes com meios de transporte e atendimento pré-hospitalar, totalizando 3197 vítimas atendidas; 471 ocorrências de incêndios; 350 prevenções e auxílios diversos e 122 de Buscas e Salvamentos Aquáticos. 

Na Prevenção de Incêndio e Pânico, realizou 4794 Vistorias Técnicas, 1559 Análises de planos de segurança e emitiu 559 certidões de ocorrências.

Na área de Defesa Civil trabalha coordenando e desenvolvendo ações com os municípios para prevenir e minimizar os desastres, bem como se preparar para dar resposta e reconstrução. Destaca-se a realização de treinamentos em conjunto com órgãos públicos e empresas da região para melhorar o preparo e a resposta às emergências.

Com uma ampla missão de proteger a população dos sinistros e dar resposta eficaz, o Corpo de Bombeiros do Paraná destaca-se como instituição que mais realiza vistorias técnicas no País, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O Corpo de Bombeiros de Toledo é comandado do pelo Capitão Luiz Eduardo Cap. QOBM Luis Eduardo Zarpellon.

Fonte/Créditos:   bombeiros.pr.gov.br

Colaboração:
3º Sgt. BM Finger 
Sargenteação do 2ºSGB/4ºGB