27/04/2015
Devemos ser servos e seguir o Bom Pastor
Papa Francisco


7893angelus-papa.jpg

No ângelus deste domingo, 26, Papa Francisco recordou o evangelho do dia e explicou sobre o verdadeiro e o falso Pastor. Segundo ele, “Cristo é pastor verdadeiro, pois ao oferecer livremente a própria vida, realiza o modelo mais alto de amor pelo rebanho. Diferentemente do mercenário, Cristo pastor é um guia atento que participa da vida de seu rebanho, não busca outro interesse, não tem outra ambição do que guiar, nutrir, proteger as suas ovelhas. E tudo isto ao preço mais alto, o do sacrifício de sua própria vida”.

O Santo Padre explicou ainda que o amor de Deus é surpreendente e misteriosos por isso deu-nos seu próprio filho para nos salvar. É realmente um amor surpreendente e misterioso, porque dando-nos Jesus como Pastor que dá a vida por nós, o Pai nos deu tudo aquilo que de maior e precioso poderia nos dar. É o amor mais alto e mais puro, porque não é motivado por nenhuma necessidade, não é condicionado por nenhum cálculo, não é motivado por nenhum interessado desejo de troca.”

O Pontífice salientou que não basta agradecer simplesmente. É necessário seguir e imitar o Bom Pastor, principalmente àqueles que têm uma missão dentro da Igreja, como os padres, bispos e Papas. “São chamados a assumir, não a mentalidade do administrador, mas a de servo, à imitação de Jesus que, despojando-se de si mesmo, nos salvou com a sua misericórdia.”

Ordenação

Na mesma ocasião, o Papa Francisco ordenou 19 novos sacerdotes.  A celebração ocorreu na Basílica de São Pedro e foi concelebrada, entre outros, pelo Vigário de Roma, Cardeal Agostino Vallini.

Em sua homilia, o Santo Padre lembrou aos futuros Padres sobre a importante da missão de Cristo. “Dêem a todos a palavra de Deus que vós mesmos recebestes com alegria. Leiam e meditem assiduamente a Palavra do Senhor para acreditar naquilo que leram, ensinar aquilo que aprenderam na fé e viver aquilo que ensinaram”.

Papa Francisco fez um pedido especial sobre a postura, que como sacerdotes, terão de assumir.
“Que as vossas homilias não sejam chatas, que as vossas homilias cheguem justamente ao coração das pessoas porque saem do coração de vocês, para que aquilo que vocês dizem a eles seja aquilo que vocês tenham no coração. Assim se dá a Palavra de Deus e a vossa doutrina será alegria e apoio aos fiéis de Cristo, o perfume de vossa vida será o testemunho, para que o exemplo edifique, mas as palavras sem exemplo são palavras vazias, são idéias e não chegam nunca ao coração, e até mesmo fazem mal, não fazem bem”.

Francisco advertiu para que nunca rejeitem o Batismo e com o Sacramento da Penitência, perdoem os pecados em nome de Cristo e da Igreja. E para finalizar recordou que os futuros sacerdotes devem ter consciência de que foram escolhidos entre os homens e constituídos a seu favor para esperar as coisas de Deus, portanto, devem exercer na alegria e na caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, unicamente com a intenção de agradar a Deus e não vós próprios. “É feio um sacerdote que vive para agradar a si mesmo”.

 
Por Kamila Aleixo
Arquidiocese de Brasília