22/04/2015
Assembleia elegeu nesta terça-feira (21) seis presidentes de comissões
Foram eleitos nesta terça-feira (21) em Aparecida (SP), por ocasião da Assembleia Geral da CNBB, 6 bispos que irão presidir comissões.
Créditos: Redação CNBB


 
Foram eleitos nesta terça-feira (21) em Aparecida (SP), por ocasião da Assembleia Geral da CNBB, 6 bispos que irão presidir comissões.

dom Jaime Splenger

Para a Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB foi eleito o Arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler. Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes. Ele disse que recebe esta nova missão com espírito de serviço. Esta Comissão tem a função de ocupar-se da articulação do Serviço de Animação Vocacional na Igreja do Brasil.


36828

Para a Comissão para o Laicato, que tem o objetivo de promover a vocação e missão, formação e espiritualidade, organização e atuação do laicato, particularmente da juventude, na igreja e no mundo, dom Severino Classen, bispo de Caçador (SC) foi reeleito. Ele recebeu 159 dos 285 votos válidos.


dom_esmeraldo_ 270x178

O bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Ele foi eleito no segundo escrutínio, recebendo 219 votos do total de 277 votantes. Essa comissão tem como objetivos organizar e realizar as tarefas de animação, formação, organização e cooperação missionária em todos os níveis da Igreja, e dedicam uma especial atenção à espiritualidade missionária.


Dom Peruzzo 270x270

A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética passará ser conduzida agora pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo. Ele recebeu 221 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 142. Esta comissão propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Mistério da Redenção no serviço aos irmãos.


Dom Pedro Cipollini 270x270

A comissão para Doutrina da Fé também tem novo presidente. Trata-se do bispo de Amparo (SP), dom Pedro Carlos Cipollini. A comissão tem como incumbência assistir à CNBB e aos seus Membros no exercício do magistério doutrinal, zelar pela fidelidade da Doutrina da Igreja e pela integridade de sua transmissão. Cabe-lhe também promover a inteligência da fé, ou seja, a reflexão teológica, de modo que esta possa responder adequadamente aos questionamentos e desafios atuais.


Dom Armando Bucciol 270x270

O bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, como presidente na Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. Dom Armando recebeu 223 dos 281 votos válidos, ultrapassando a maioria absoluta de 142, exigida no primeiro escrutínio. A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica e a sua renovação e inculturação através da articulação com os Regionais, visando a formação litúrgica em todos os níveis e um sólido aprofundamento teológico das celebrações para que elas contribuam para a maturidade das pessoas comunidades em Cristo em vista da construção do Reino de Deus.
 
Na última segunda-feira a Assembleia elegeu seu presidente, vice presidente e secretário geral, sendo dom Sérgio da Rocha o novo presidente, dom Murilo Krieger vice presidente e dom Leonardo Steiner reeleito secretário geral da entidade.
Compartilhe!