Paróquia São Cristovão
Os pioneiros da comunidade são gaúchos e chegaram em 1951.Trouxeram consigo a espiritualidade e tradição religiosa herdada dos antepassados. Imbuídos desse ardor edificaram uma capela-escola que lhes patrocinou momentos de oração e encontro das famílias e para as crianças também o lugar dedicado ao estudo e ao conhecimento.

Em 1957, os sócios da capela escolheram como padroeiro São Paulo. Eles entendiam que este santo os protegia de picadas de cobras abundante na região.

Na época da colonização as missas eram celebradas pelos padres que eventualmente passavam por Toledo. O primeiro pároco, a assistir a comunidade foi o Padre Aloísio Baumeister da Paróquia Nossa Senhora das Graças de de Novo Sarandi.

Aos poucos mais famílias se estabeleceram na localidade e a capela ficou pequena. Então, a diretoria e os sócios reunidos em assembleia, decidiram construir uma maior, inaugurada em 1972. Em 1988 a Capela foi desmembrada da Paróquia Nossa SEnhora das Graças de Novo Sarandi e incorporada a Paróquia São Cristóvão de Toledo

Há na comunidade da Capela São Paulo 60 famílias, 08 grupos de oração e três capelinhas que mensalmente visitam as famílias. Atuam 3 Ministros Auxiliares da Comunidade.
 
As linhas pastorais são:
•    Pastoral do Grupos de Famílias – 8 grupos;
•    Pastoral do Dízimo – 60 famílias;
•    Pastoral da Catequese – 18 catequizandos;
•    Pastoral Litúrgica;
•    Pastoral da Criança;
•    Pastoral do Idoso.

A comunidade entregou ao serviço da igreja dois de seus filhos: Padre Renato Schneider e a irmã Sandra Feiten da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família com casa de formação na paróquia.