Paróquia São Cristovão
Os pioneiros do atual distrito de Novo Sobradinho vieram de Sobradinho – Rio Grande do Sul. Em agosto de 1951 chegou o casal Alvino e Hilda Grabner e seus três filhos. Depois veio Egon e Elvira. Ambos deixaram o Sul movidos pelos bons comentários das terras da Fazenda Britânia. Em 1957, a comunidade se reuniu em mutirão para limpar o terreno reservado pela MARIPÁ para construir a Escola. Os primeiros 18 alunos tiveram como professor Reinoldo Welzel. Antes da construção da Escola, a comunidade participava de missas em Vila Nova. Em 1961, a comunidade construiu, com ajuda da MARIPÁ, a capela de 8m x10m, consagrada a Nossa Senhora de Fátima. No mesmo ano fez o salão de festas de 8m x8m. A inauguração aconteceu no dia 12 de outubro de 1961, com missa celebrada pelo padre Santos Pelizzer, e padrinhos Edmundo Whay e Antonia Rauber.

Entre os sócios fundadores tem-se: Helmuth Gräbner e Carlos Halmenschlager, Arlindo Weyh, Alfredo Lorscheiter, Augusto Rauber, Alvino Raubeer, Beno Limberger, Carlos Halmenschlager, Ciro Weyh, Edmundo Weyh, Ernesto Rauber, Hilberto Rohr, Hugo Bock, Mario de Almeida e Walter Sehn. A primeira diretoria constituída teve como presidente Carlos Halmenschlager, tesoureiro Helmuth Gräbner e secretário Edmundo Weyh.

Rudi Gräbner foi o primeiro catequista da comunidade. A Primeira Comunhão ocorreu em 03 de setembro de 1963, e a crisma dos mesmos realizou-se em 17 de maio de 1964. Também nesse ano, foi construído um barracão maior de 13 x 9m. Em1966, a diretoria adquiriu de uma metalúrgica de Porto Alegre o sino, e o instalaram numa armação em madeira. A capela pertencia, inicialmente à paróquia Cristo Rei de Toledo, depois à paróquia de Vila Nova e atualmente pertence à Paróquia São Cristóvão.

De 1965 a 1976 estiveram na diretoria: presidente Rainildo Butzge; tesoureiro Alvisio Drachler; e secretário Benno Jank. Devido ao profícuo trabalho, de ano em ano a assembleia os reelegia. Os primeiros ministros foram Olinto Unfer, Otmar Forster, Alvino Rauber e Élio Dill. Mais tarde Nelcy Rauber, Waldomiro Pereira e Clóvis Scarton. Em 1975, houve o início da construção da nova capela, projetada no tamanho de 22 x 12m, no mesmo terreno em que estava construída a primeira. Em 1977, depois de coberta a nova capela, as missas passaram a ser celebradas nesse espaço até a conclusão final. Em 1979, teve início a construção do pavilhão de festas com churrasqueira, medindo 960 m2. A partir de 1980, o pavilhão já estava coberto e começou a ser utilizado para a realização de festas e outros eventos. Em 1985, houve a ordenação sacerdotal do padre Anselmo Limberger, filho de Nelson e Gerti Limberger, membros da comunidade.

A comunidade Nossa Senhora de Fátima foi assistida espiritualmente pelos padres: Santos Pelizzer, Odilo Rockembach, Franco, Daniel Hemkemeier, Pe. Ademir Alves Teixeira e atualmente Pe. Luiz Carlos Franzener. Em 2004, a capela foi ampliada e à frente reestruturada com duas torres, onde em uma  delas se colocou o sino automatizado.

Hoje a comunidade tem em torno de 250 famílias. Algumas estão compreendidas na área de abrangência de Vila Nova e Linha Floriano, mas, pelas facilidades de locomoção se inserem à comunidade de Novo Sobradinho. A colaboração financeira dos fiéis é boa, tanto que se implantou a contribuição voluntária, feita por trimestre, atingindo as estimativas orçadas. Os membros da comunidade: católica e evangélica, possuem um bom relacionamento e convívio, inclusive se ajudam mutuamente nos eventos da localidade.