Situação sócio cultural

A comunidade da Paróquia São Cristóvão, independente se na matriz (zona urbana) ou nas capelas (zona rural), reflete na sua situação sócio-cultural os valores que vem ganhando destaque na sociedade civil, onde os valores culturais e sociais são norteados pelo entendimento pessoal e pelos valores pessoais.

Existem raízes familiares que respeitam os valores que foram passados tradicionalmente de pais para filhos, porém, constata-se, até pela localização física da paróquia, que as necessidades físicas e espirituais divulgadas pelo mundo contemporâneo, encontram-se presentes no seio da comunidade, reforçando os valores das imagens, do entretenimento e dos avanços tecnológicos. Não somente as necessidades trazidas pela globalização, mas também os problemas apresentados pela realização imediata de desejos individuais. A violência, também é um aspecto, que aparece de forma isolada e, muitas vezes, é camuflada na realidade da comunidade. Existe uma parcela da população paroquial que ainda possui características culturais de valorizar a participação coletiva e comunitária.

Essa população encontra-se principalmente nas zonas rurais, onde hábitos simples como se encontrar após a missa para conversar, são mantidos. Na zona urbana, tanto crianças, quanto jovens e adultos espelham a busca pelo entretenimento constante, reforçando características individualistas. Porém, existe uma parcela dessa população que está preocupada com o bem comum, com a comunidade e com a vida que brota dessa diversidade cultural, que possibilita, assim, a valorização do diferente e oportuniza que as pessoas encontrem na partilha e na experiência comunitária a alegria de viver em comunidade.

Situação socioeconômica

A Paróquia São Cristóvão, em aspectos territoriais, compreende um espaço que envolve abundância material, mas também aspectos de restrições. Destaca-se a realidade do agronegócio (zona rural) através da agricultura familiar. Porém, na sua grande maioria a população da Vila Industrial é composta por operários, trabalhadores autônomos, comerciantes, pequenas indústrias, servidores

Públicos, prestadores de serviços pequenos e médios empresários, que refletem as dificuldades econômicas vivenciadas por todos.

 As restrições econômicas vividas pelos membros da comunidade encontram amparo nas pastorais sociais (Auxilio Fraterno, Sobriedade), que nos momentos de dificuldade acolhem e amparam as famílias e pessoas que se encontram em dificuldades financeiras.

Salienta-se que a maior parte da população economicamente ativa da paróquia é formada por pessoas que percebem em média de 2 a 3 salários mínimos, porém se encontra, no contexto paroquial, inúmeras pessoas e até famílias inteiras desempregadas; pessoas que estão excluídas de toda e qualquer assistência, reflexo de situações vivenciadas por pessoas de todo o Brasil. Na Diocese de Toledo e mais especificamente na Paróquia São Cristóvão não seria diferente, vive-se a fartura do agronegócio, mas também se vive o desemprego, e, como comunidade cristã se deve buscar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

Situação sócio-política

A Paróquia possui no seu território as instalações dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e muitos são os participantes que se envolvem politicamente, principalmente através dos partidos legalmente constituídos. Esses agentes buscam incentivar a participação popular em situações que envolvem a todos como: educação, segurança, desemprego, acesso à moradia, saúde, amparo de crianças e idosos.

Situação religiosa

A população é basicamente católica, muitos dos membros ativos seguem as orientações da Igreja, porém, pode-se sentir no meio da comunidade reflexos da globalização e da disseminação dos sentimentos individualistas, principalmente nas estruturas familiares, onde o repasse das tradições religiosas vem se perdendo ao longo dos anos. Reflete-se a realidade urbana, na qual muitos não possuem tempo para a religião, não se dedicam à convivência em comunidade e assim vivem uma religião mais individualista do que comunitária.

Situação ecológica

A ecologia e o cuidado com o meio ambiente são temas constantemente trabalhados na realidade escolar, das escolas que fazem parte do território paroquial, que refletem na família e, consequentemente, nas ações voluntárias dentro da Igreja. As liderança buscam incentivar a conscientização e a preservação do meio ambiente.

Inseridos no contexto da realidade da Igreja no Brasil e na Diocese de Toledo, com as exigências de serem discípulos missionários de Jesus Cristo na evangelização do Povo de Deus, estando a serviço através do diálogo, o anúncio e o testemunho, é que os membros do Conselho de Pastoral Paroquial conduzem os trabalhos da comunidade eclesial.